Como utilizar seu Banneton

Passo 1 Coloque farinha

Para que o pão não grude no Banneton, é necessário colocar farinha nele. Utilize a farinha que desejar, porém a mais recomendada é a farinha de arroz.


Utilize uma peneira e incline seu Banneton ao deixar a farinha cair, assim você gasta menos farinha e ela cai mais uniformemente.

Banneton sendo enfarinhado
Passo 2 Transfira a massa

Nessa etapa, precisamos colocar a massa modelada para descansar e o procedimento não poderia ser mais simples. Basta colocá-la de cabeça para baixo no Banneton, com cuidado para não estragar o formato.


Cubra seu Banneton com uma sacola plástica ou pano e deixe a massa crescer até a hora de assar. Se quiser retardar a fermentação, você pode colocar o seu Banneton na geladeira.

Banneton sendo enfarinhado
Passo 3 Assar e limpar

Após o descanso, chegou a hora de assar o pão. Com o Banneton nas mãos, basta virá-lo de cabeça para baixo e a massa vai desenformar na superfície onde você deseja assar.


Nunca coloque seu Banneton dentro do forno.


Com o pão assando no forno, você já pode limpar seu Banneton. Não é necessário lavá-lo, basta pegar alguma escova ou pincel, retirar o excesso de farinha e deixá-lo em algum lugar arejado por algumas horas para perder umidade. Pronto, ele já está pronto para outra fornada.

Banneton sendo enfarinhado

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo eles duram?

    Se você cuidar bem deles, poderá passar para os seus netos.

    Sempre limpe seu Banneton após o uso e deixe-o secar antes de guardar. Ao fazer isso, você evita que a madeira apodreça.

    Ao contrário da maioria dos acessórios, quanto mais você utilizar seu Banneton, mais tempo ele irá durar. Os microorganismos presentes na massa farão uma proteção da madeira e cada vez que você deixa um pão descansando nele, você renova esses microorganismos.

  • Posso usar juntamente com um pano?

    Sim, mas não é necessário. Utilizando um pano, você vai ter um item a mais para limpar e não vai obter as tradicionais marquinhas nas laterais dos pães.

  • Posso lavar com água?

    Sim, mas lembre-se de deixá-lo secar muito bem sob o sol.

    Se você quiser fazer isso, faça em um dia de sol forte e tente não utilizar nenhum tipo de sabão ou mistura química.

  • Meu pão ainda está grudando. O que fazer?

    Se você não está utilizando farinha de arroz, tente utilizá-la. Ela é facilmente encontrada em supermercados.

    Utilize também uma peneira fina para colocar a farinha. Isso faz com que ela caia mais uniformemente no Banneton. Com o tempo, você precisará de cada vez menos farinha, já que os Bannetons vão ficando mais secos.

Como assar em casa

Não, você não precisa de um forno ultra moderno pra assar os melhores pães.


Aqui apresentamos algumas dicas e técnicas para assar seus pães em casa e obter resultados tão bons quanto os de uma padaria.


Como assar pães em casa

Panela de ferro para assar pães
Criando um fermento natural

Quer passar para o próximo nível? Aprenda a utilizar um fermento natural.


Além de uma seção com as dúvidas mais frequentes sobre o fermento natural, aqui você encontra uma série de vídeos com o Luiz Américo Camargo, autor do livro Pão Nosso.


Criando um fermento natural

Fermento natural em diferentes estágios