Como utilizar seu Banneton

Banneton limpo e sem farinha

Passo 1 Coloque farinha

Para que o pão não grude no Banneton, é necessário colocar farinha nele. Utilize a farinha que desejar, mas a mais recomendada é a farinha de arroz. Use uma peneira, assim você gasta menos farinha e ela cai mais uniformemente.

Passo 2 Modele

O passo mais divertido e difícil. Você deve fazer como sempre faz, se atentando para manter a massa bem tencionada e sem rachaduras na superfície.

Banneton com massa para descansar

Passo 3 Transfira a massa

Nessa etapa, precisamos colocar a massa para descansar e o procedimento não poderia ser mais simples. Basta colocar o pão de cabeça para baixo no Banneton, com cuidado para não estragar o formato.

Passo 4 Deixe descansando

Cubra seu Banneton com uma sacola plástica ou pano e deixe a massa crescer até a hora de assar. Se quiser retardar a fermentação, você pode colocar o seu Banneton na geladeira.

Banneton com pão assado

Passo 5 Transfira e asse

Após o último descanso, chegou a hora de assar o pão. Com o Banneton nas mãos, basta virá-lo de cabeça para baixo e a massa vai desenformar na superfície onde você deseja assar. Nunca coloque seu Banneton dentro do forno.

Passo 6 Remova a farinha

Com o pão assando no forno, você já pode limpar seu Banneton. Não é necessário lavá-lo, basta pegar alguma escova ou pincel, retirar o excesso de farinha e deixá-lo em algum lugar arejado por algumas horas para perder umidade. Pronto, ele já está pronto para outra fornada.

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo eles duram?

    Se você cuidar bem deles, poderá passar para os seus netos.

    Sempre limpe seu Banneton após o uso e deixe-o secar antes de guardar. Ao fazer isso, você evita que a madeira apodreça.

    Ao contrário da maioria dos acessórios, quanto mais você utilizar seu Banneton, mais tempo ele irá durar. Os microorganismos presentes na massa farão uma proteção da madeira e cada vez que você deixa um pão descansando nele, você renova esses microorganismos.

  • Posso usar juntamente com um pano?

    Sim, mas não é necessário. Utilizando um pano, você vai ter um item a mais para limpar e não vai obter as tradicionais marquinhas nas laterais dos pães.

  • Posso lavar com água?

    Sim, mas lembre-se de deixá-lo secar muito bem sob o sol.

    Se você quiser fazer isso, faça em um dia de sol forte e tente não utilizar nenhum tipo de sabão ou mistura química.

  • Meu pão ainda está grudando. O que fazer?

    Se você não está utilizando farinha de arroz, tente utilizá-la. Ela é facilmente encontrada em supermercados.

    Utilize também uma peneira fina para colocar a farinha. Isso faz com que ela caia mais uniformemente no Banneton. Com o tempo, você precisará de cada vez menos farinha, já que os Bannetons vão ficando mais secos.