Assando em casa

Utilizando a técnica correta, você pode ter ótimos resultados no forno de casa!

Ao assar em casa, existe o desafio de manter a temperatura e a umidade do forno altas nos minutos iniciais. A temperatura faz as bolhas de gás se expandirem e a umidade é essencial para evitar que uma crosta se forme durante o processo de expansão, que ocorre nos primeiros 15 ou 20 minutos.

Os padeiros profissionais utilizam fornos especiais onde é possível controlar perfeitamente esses dois parâmetros. Certamente, comprar um forno desses para assar pães não é uma opção para a maioria de nós.

Felizmente, existem algumas opções para criar resultados tão bons quanto os de um forno profissional. Todas elas, apresentadas abaixo, envolvem criar um ambiente fechado dentro do forno utilizando um material que retenha bastante calor.

A ideia é, nos primeiros 15 ou 20 minutos, criar um micro-ambiente muito quente e com bastante umidade. Para isso, utilizamos materias com capacidade térmica alta e que possam ser fechados.

Independente da forma que você escolha assar, sempre pré-aqueça seu forno por pelo menos 20 minutos na temperatura máxima (ou 260˚C).

Existe uma grande chance da marcação do forno estar errada, por isso, em alguns casos, vale a pena investir em um termômetro de forno.

Se você utiliza gás encanado, também vale a pena verificar até qual temperatura seu forno realmente consegue chegar, uma vez que esse tipo de gás tem um poder calorífico menor que o encontrado em bujões.

Perguntas frequentes

  • Ao abrir o forno para retirar a tampa, a massa não vai murchar?
    Isso só vai ocorrer se for feito antes dos primeiros 15 minutos, que é quando o pão está se expandindo. Após esse período inicial, a forma se estabiliza e o pão começa a ganhar a crosta e cor, dois processos que se beneficiam quando há menos umidade e por isso a tampa é retirada.
  • Meu pão não cresce dentro do forno. O que fazer?
    Há duas possíveis causas para o pão não crescer dentro do forno:

    1. Fermentação excessiva: se o pão ficar fermentando por muito tempo, as proteínas que ajudam a sustenta-lo vão se enfraquecer e fazer o pão colapsar ao entrar no forno. Tente reduzir o tempo de fermentação.

    2. Forno frio: se o forno não estiver quente o suficiente, os gases dentro do pão não vão se expandir e a crosta vai se formar, limitando seu crescimento. Tente pré-aquecer seu forno por mais tempo ou aumentar a temperatura.